APRESENTAÇÃO


As Residências Universitárias da UFBA - um diálogo constante entre a arte, a ciência e as humanidades.

             A proposta do Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidades surge em um contexto privilegiado. As suas atividades acontecerão em um lócus histórico a partir de uma simbiose inigualável entre as áreas de formação acadêmica da Universidade Federal da Bahia. Não obstante a isso, a idéia do evento tem sua origem nas propostas do Projeto Conviver, nos Encontros dos Ex-residentes, no Seminário de Moradia Estudantil, na Proposta de Memorial das Residências Universitárias, etc.
             Contexto privilegiado, porque marca um novo momento na Universidade Federal da Bahia, marcha-se nela a consolidação das ações afirmativas, a incessante luta pela permanência dos acadêmicos no seio da universidade tanto pela gestão superior, na figura da Pró - Reitoria de Assistência Estudantil quanto na vulto dos estudantes que lutam por sua ampliação e qualidade. Soma-se a esse ciclo o Reuni – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - que apresentou novos desafios ao ensino superior brasileiro e o qual a UFBA participou desde as primeiras horas, com diretrizes e propostas. 
            Nessa conjunção, as Residências Universitárias da UFBA aliadas ao Restaurante Universitário do Corredor da Vitória propiciam momentos ímpares na vida dos residentes e dos diversos bolsista. São sujeitos que, em maior parte, chegam do interior e despontam na Cidade do Salvador.  Descem na rodoviária desta Capital desconfiados... Juntam-se aos novos colegas nas Residências e se entranham no seio da Universidade.   O verbo misturar é superdimensionado. Contam as histórias e estórias do interior do estado. Falam da economia, dos produtos, da sua gente, das matas, dos rios, das festas. Depois, misturam ideias, conhecimentos. Misturam os cursos da Universidade. Misturam as Bahias! Nesse contexto, misturam os diversos estados brasileiros.    
            A UFBA e suas Residências são inseparáveis. É história de mãe e filha! Assim, são as vivências dos residentes com essas casas; suas vidas confundem-se com a história desse espaço. Algumas famílias também se confundem com as Residências! Jovens que se cruzaram nos corredores e formaram famílias.
 As Residências escreveram uma história de mais de cinco décadas como palco de importantes intervenções culturais, artísticas e de intensas mobilizações políticas. Os processos coletivos vivenciados pelos sujeitos beneficiados por políticas de assistência estudantil, e em particular os moradores e frequentadores destas Residências estão conectados às práticas históricas delineadas em torno de demandas e proposições em comum, dialogáveis dentro de contextos abertos e flexíveis.
Em o “Manifesto um sentimento de Luta & Prazer – RU um Corredor da Vitória!” Escrito por Lu Cachoeira, ex-residente, década de 70, descreve como o Complexo Estudantil do Corredor da Vitória foi um espaço privilegiado de manifestações artísticas, bem como frequentado por vários artistas.

Algumas vezes fizemos refeições envolvidos diretamente com performance de teatro como aconteceu com o teatro oficina liderado pelo vanguardista Zé Celso Martins e sua antropofágica animação corporal, além de Tom Zé, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zelito Miranda, Diana Pequeno, até mesmo Gilberto Gil comendo o nosso caruru, e Caetano Veloso que passeou de escuna na praia do batizado balneário XANGRI-LÁ... (LU CACHOEIRA,2009)


Assim são as Residências Universitárias da UFBA, cada uma dela com sua contribuição histórica. A Residência Universitária II, na década de 60, por pressão do movimento estudantil, no Largo da Vitória, foi transformada em residência universitária nos moldes da Residência Universitária I e III, deixando de ser a Casa do Estudante Estrangeir. A Residência Universitária III, durante muitos anos foi à casa feminina, oriunda da Escola de Enfermagem e a Residência Universitária I foi palco de importantes movimentos políticos e culturais à época.
Tem-se desse modo uma breve descrição de um dos locais que será palco para o Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidades. Partimos de um pensamento ambicioso e, tinha que ser para reunir vários estudantes de áreas distintas. Não poderia ser pensado um evento com concentração em única área do conhecimento. Pois, como sabido, nas Residências habitam estudantes das Engenharias, das Artes Cênicas, da Dança, das Artes Plásticas, das Humanas, Saúde, Exatas etc. Formam um mosaico. Talvez, assim, esteja justificado o título do projeto.

Locais:

Residência Universitária I - Localizada no Corredor da Vitoria e Restaurante Universitário  no mesmo endereço.
Residência Universitária II – Localizada no Largo da Vitória,
Residência Universitária III – Localizada na Barra e  Graça
Residência Universitária V – Localizada na Graça.
Largo da Vitória
Vila Brandão, encrustada entre a Ladeira da Barra e o Largo da Vitória.       
Saladearte Cinema da UFBA
Faculdade de Educação

Objetivo Geral

            Promover o diálogo entre as residências universitárias e a comunidade acadêmica em geral, através de um espaço para apresentação de trabalhos nas áreas de Artes, Ciência e Humanidades, como: Dança Artes Plásticas, Música, Teatro, Literatura além de Seminário Interno de Pesquisa, Debates, Colóquios e Oficinas. Com este projeto há além dos benefícios mencionados, um resgate histórico, com a vinda dos Ex-Residentes para o evento.